O meu nome é Otília Sousa
Tornei-me Terapeuta após experimentar eu mesma a transformação maravilhosa que a terapia holística nos proporciona. Uma coisa é termos a teoria, outra é juntarmos-lhe a prática, posso dizer que testei todas as técnicas antes de as aplicar noutras pessoas. Preenchi aquele vazio com o qual tenho a certeza que muitos de vós se identificam. Agora sinto-me completa, calma, realizada e feliz, percebi que não só posso, como é meu dever ajudar aqueles que se sentem como eu me sentia. Quando nos conhecemos e nos encontramos a nós próprios, sentimo-nos como a Fénix a renascer das cinzas , somos como um pássaro que nasceu livre e que finalmente perdeu o medo de voar.
Durante grande parte da minha vida não me sentia integrada neste mundo, parecia que não pertencia aqui, não me identificava com os outros, com as coisas em que eles acreditavam ou com as filosofias que seguiam. Muitas vezes pensei se eu seria uma espécie de extraterrestre ou se por algum motivo tinha caído de paraquedas no meio em que vivia.
Sempre fui empática/altamente sensível. E pensam vocês, mas a empatia não é algo positivo? No tempo em que as minhas questões ainda não tinham obtido resposta era péssimo.
A empatia saudável é colocarmo-nos no lugar do outro, até ao ponto de o compreendermos a ele e ao seu problema, e a partir daí ajudarmos se nos solicitarem ajuda e conforme nos for possível, mas sem sairmos do nosso próprio lugar. Cada um de nós tem um determinado papel perante o outro, frequentemente somos actores, representamos papéis que não nos pertencem e com os quais acumulamos fardos nos nossos ombros.
Além da capacidade de empatia que me é inata, eu também não sabia qual era o meu lugar, como poderia permanecer nele? Estava tudo desequilibrado, era como se eu fosse uma esponja que absorvia tudo à minha volta. Eu sofria com o sofrimento e os problemas dos outros, sentia-me constantemente doente e exausta. Demorei muito tempo a compreender que, embora eu tentasse, e na altura pensasse que era possível ajudar os outros sofrendo com eles ou por eles, isso não é verdade, não só não ajudava, como ficava a sofrer também.
Decidi estudar e seguir caminhos que me dessem respostas. Li muitos livros, fiz terapia, ainda hoje faço, porque qualquer terapeuta precisa de um terapeuta, afinal somos todos humanos, e nessa condição todos precisamos de reequilibrar as nossas emoções regularmente. Alguém que não cuida de si mesmo jamais pode ajudar seja quem for.
Com a chegada da pandemia, o Universo ofereceu-me a oportunidade de fazer os cursos de formação necessários para me tornar Terapeuta Holística, adquirindo ferramentas para verdadeiramente poder ajudar outras pessoas.
Ao procurar o sentido da vida, ressignifiquei quase tudo internamente, e hoje estou feliz com a transformação obtida.
Agora proponho-me ajudar outras pessoas mas, do meu lugar. Desta forma posso fazer a diferença e contribuir para mudar o mundo. A mudança começa dentro de cada um de nós.
TERAPIAS
A escolha da mais indicada para cada caso é feita na sessão de terapia e de comum acordo.
- Reiki
- Florais de Bach
- Cristaloterapia
- Cromoterapia
- Radiestesia
Alguns Exemplos em que as Terapias Holísticas são utilizadas.
- Limpeza, Harmonização e equilíbrio Energético
- Estados de Choque, Traumas, Medo, Terror, Pânico etc.
- Tensão,Irritabilidade,Nervosismo,Stress
- Ansiedade, Depressão, Baixa Autoestima, Resgate do Amor Próprio /Poder Pessoal
- Melhoram a Paciência, Tolerância, Compreensão e a Expansão de Consciência