Viver Como as Flores

flower, lily, botany-3763573.jpg
Viva como as Flores!

A analogia de viver como as flores é um conto do qual não se conhece o autor, mas tem muito a ver com o que adquirimos ao fazer terapia. A terapia holística não está vinculada a nenhum tipo de religião, ela é para crentes e descrentes, para todos quantos quiserem conhecer-se e evoluir, propósito de cada um de nós.  No entanto senti necessidade de escrever esta introdução pois esta metáfora está  também relacionada com a passagem bíblica “o sermão da montanha” onde Cristo ensina aos seus apóstolos, que a verdadeira felicidade está em cuidarmos das coisas simples e não nos preocuparmos com as complexas.

O sermão da montanha serviu de inspiração a Érico Veríssimo que em 1938 escreveu o romance  “Olhai os Lírios do Campo”,  tornando-o um marco na sua obra literária.

E agora sim o conto: Viver como as Flores

Era uma vez um jovem monge budista que caminhando ao lado do seu Mestre lhe perguntou:

– Mestre como faço para não me aborrecer? O que é que eu posso fazer  para não sentir raiva e outros sentimentos que me impedem de viver sempre feliz e em harmonia?

Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes e muitas são indiferentes. Às vezes eu sinto ódio das mentirosas e sofro com as que caluniam.

– Pois viva como as flores! – Orientou o Mestre. 

E como é isso de viver como as flores? – perguntou o discípulo.

Repare naquelas flores – continuou o Mestre – apontando os belos lírios do jardim onde caminhavam. Elas nasceram e cresceram no esterco que o jardineiro lhes ofereceu como adubo, no entanto continuam lindas, puras e perfumadas. Extraem do adubo malcheiroso tudo  o que lhes é útil e saudável mas, não permitem, que o azedume da terra lhes manche o frescor e  a beleza das suas pétalas, e muito menos que oculte o seu perfume.

É justo inquietar-se com as suas próprias imperfeições mas, não é nada sábio permitir que os vícios ou defeitos dos outros o perturbem.

Os defeitos deles são deles, não são seus.

Se não são seus, porquê aborrecer-se com eles? Não há nenhuma razão para se aborrecer com os defeitos dos outros.

Pratique a virtude de rejeitar todo o mal que venha de fora, tudo o que não é responsabilidade sua, e isso é o que fazem as flores. Viva como elas.

Não se deixe contaminar pelo que o rodeia e estará a viver como as flores!

        Autor Desconhecido                                                                

Precisa de  ajuda para aprender a  viver como as flores? Faça terapia. É o caminho mais rápido para relembrar esse conhecimento que está dentro de si mesmo. Está em cada um de nós, faz parte da nossa essência.

Atendimento Online ou presencial por marcação prévia. MARCAR

     16 de Janeiro de 2022

                                                                                                                                  Otília Sousa

Para Marcações Ligue:

Precisa de ajuda?